Salvos pela Graça, presente de Deus.
- Filhos para Jesus

- 12 de mai.
- 2 min de leitura
A justificação pela graça, por meio da fé, é um dos fundamentos essenciais da fé cristã. Ela responde a uma das perguntas mais profundas do ser humano: como um pecador pode ser aceito por um Deus santo? Como pecador não tenho valor e como posso me redimir do meu pecado? A resposta bíblica é clara: pela graça de Deus, manifesta na pessoa e obra de Jesus Cristo.
A Condição Humana e a Necessidade de Salvação
Desde a queda narrada em Gênesis 3, toda a humanidade está sob o peso do pecado. "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Rm 3:23). Isso significa que, por natureza, estamos afastados de Deus e incapazes de, por nossos próprios méritos, nos reconciliarmos com Ele.
mesmo tentando, com grande esforço nossa natureza pecaminosa sempre nos leva ao mesmo lugar e somos tomados por uma sensação de incerteza e fracasso.
O pecado, além de nos afastar de Deus ainda distorce nosso propósito inicial de ser santos e causa muito sofrimento, como: lares desfeitos, solidão, depressão e uma perspectiva triste do mundo e do futuro.
O Significado da Justificação
Justificar é um termo judicial. Na teologia cristã, significa que Deus declara o pecador perdoado e justo, não com base em suas obras, mas com base na obra substitutiva de Cristo. Como diz Romanos 5:1: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".
Essa justiça é atribuída ao crente pela fé: é uma justiça externa, de Cristo, que nos é creditada (imputada). Não se trata de tornar a pessoa moralmente justa em si, mas de ser declarada justa diante de Deus.
É Deus dizer: você está sob o julgo do pecado e por isso merece a condenação, mas por te amar vou pagar o preço que seria destinado a você em seu lugar (a Morte) e vou te dar a oportunidade de se arrepender e mudar o seu caminho.
A justificação é um ato de graça. Efésios 2:8-9 afirma: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie". A salvação é, portanto, um presente de Deus, não uma recompensa por boas obras.
A Fé como Meio
A fé é o meio pelo qual nos apropriamos da graça de Deus. Ela é um instrumento, não uma obra meritória. Crer em Cristo é reconhecer a incapacidade de salvar-se a si mesmo e confiar exclusivamente na suficiência da obra de Jesus na cruz e em Sua ressurreição.
Frutos da Justificação
A justificação resulta em paz com Deus, nova identidade espiritual, e acesso à vida eterna. Ela também produz santificação: embora sejamos declarados justos de imediato, o Espírito Santo passa a operar em nós para nos transformar segundo a imagem de Cristo.
A justificação pela graça é o coração do Evangelho. Sem ela, não há boas novas, apenas uma religião de esforço humano fadado ao fracasso. Mas com ela, há esperança, reconciliação e vida eterna para todo aquele que crê. Essa é a gloriosa verdade que transforma vidas e glorifica a Deus.




Comentários